DESCASO: Represa de água que abastece Itarantim pede socorro. - ITARANTIM ON LINE
Recruta de Cristo :

REDIRECIONAMENTO


Home » , » DESCASO: Represa de água que abastece Itarantim pede socorro.

DESCASO: Represa de água que abastece Itarantim pede socorro.

Depois de receber várias denúncias sobre o péssimo estado de conservação da represa que abastece a cidade, O Itarantim On Line subiu a serra e pôde conferir a veracidade do fato.
A visão que se tem do local, é como se fosse um grande gramado de um estádio de futebol. A paisagem é completamente verde, linda, se não fosse aquele lugar um reservatório de água natural e que por baixo esconde lama e mal cheiro.
A beleza da paisagem é formada por uma espécie de planata aquática, conhecida como Baronesa (Eichornia crassipes). A planta aguapé, é um bioindicador da má administração da empresa responsável pelo fornecimento de água, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), pois significa haver lançamentos de esgotos sem tratamento nos corpos d` água, consequentemente poluídos, que vêm passando por problemas com sua reprodução fora de controle. As baronesas podem contribuir na difusão de doenças associadas à água, já que podem arrastar com suas eficientes raízes as bactérias, vírus e fungos e, portanto, disseminar uma infinidade de doenças.
Apenas um pequeno espaço é condicionado disfarçadamente para a água limpa, disfarçadamente porque embaixo desta suposta água limpa, o que se encontra é lama podre. Assista o vídeo.
Ao longo de vários dias a nossa equipe acompanhou as denúncias e reclamações dos usuários do serviço e divulgou imagens da água que cai nas torneiras dos itarantienses.
Podemos constatar que o problema da má conservação, do desrespeito e da precariedade não é só esse, os canos da tubulação que leva a água até os reservatórios, são de ferro e completamente enferrujados.
Segundo informações de pessoas que residem próximas a Embasa (local de tratamento), a caixa que armazena a água vinda da represa está com mal cheiro.
A quantidade de produtos químicos usados para o tratamento é grande, gerando prejuízos para a própria empresa e podendo causar doenças aos usuários.
Em contato com a gerência da Embasa no escritório local, Dênis nos afirmou que todos os procedimentos cabíveis a ele foram tomados. ´´Já entramos em contato com a sede regional em Vitória da Conquista e informamos da necessidade de limpeza da barragem em caráter de urgência, mas eles não respondem``. Fizemos o orçamento para a dragagem, ficou orçado em r$ 30, 000. 00 (trinta mil reais), disseram que o processo é burocrático e que é necessário fazer uma licitação em Salvador para autorizarem. Até hoje estamos esperando a resposta, disse.
Infelizmente a população terá que conviver com esse serviço precário não se sabe até quando. Uma água que vem por sistema gravitacional e que não é pago um centavo pelo transporte da represa até os reservatórios. Desrespeito ao consumidor e a população de forma geral, desrespeitando as normas de qualidade e higiene o que não condiz com uma matéria publicada em novembro de 2011dizendo que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recebeu, o Prêmio Ações Competitivas e Sociais, do Jornal Folha do Estado da Bahia, que presta homenagem a empresas e pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Brasil e da Bahia.
O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, destacou que a empresa é responsável, atualmente, por 423 ações de implantação e melhoria de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em todas as regiões da Bahia.
Na oportunidade, todos os créditos foram dados a Feira de Santana onde segundo Abelardo, a Embasa estaria investindo cerca de R$ 250 milhões em abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Diante disso tudo a pergunta. Será que a empresa só funciona nas grades cidades do estado? Será que estamos agindo certo deixando a rédea correr a solta para o problema ser sanado quando eles quiserem? A população vai ter que recorrer a quem?

Vídeo.



Últimas reclamações postadas.






Fotos do local. 


 Represa, parece mais o gramado de um estádio de futebol.





Represa infestado por Baronesas.

Água podre.












Tubos enferrujados.



Cano estourado no caminho.

Da Redação.
Fotos: João Lopes e R. Fagundes.
Compartilhe :

0 comentários:

MARCELO TAXI

MARCELO TAXI

 
Desenvolvido por : Whenderson (WMS - Templates)
Tecnologia do : Blogger
Copyright © 2013. ITARANTIM ON LINE - Direitos reservados.