Embora ela esteja presente de maneira insubstituível em nosso cotidiano, temos muito pouco a comemorar neste Dia Mundial da Água. Iniciamos esta matéria informando que a nossa região é abençoada com muito estoque de água doce, no entanto ela é mal preservada.
Em outras regiões, como nas regiões da Caatinga e Oeste do estado ou mesmo nas regiões metropolitanas, ela já é mais escassa. A poluição, a falta de infraestrutura e o desperdício são os principais fatores que contribuem para a falta de água que começamos a sentir em nossa região. Além disso, Itarantim não possui uma política de manutenção de seus recursos hídricos.
As nossas nascentes e um dos nossos cartões postais mais lindos (a Água Sumida), estão secando. O rio Jundiá poluído e em boa parte que rodeia a cidade já em estado de putrefação pede socorro. O Córrego do Nado (Rio de Nicodemos) resiste, não se sabe até quando. O Córrego de Água um dia teve status de rio, hoje vive apenas de seu apelido "Córrego". A barragem que abastece a cidade vive tomada de plantas aquáticas e lama.
O que temos a comemorar? Que tal educar? Sim, educar investindo na preservação dos recursos hídricos. Creio que isso é a base para qualquer modelo aceitável de desenvolvimento.
Quem sabe em 2014 teremos nesse dia algo para comemorar?
Da Redação.
0 comentários: