Um apagão atingiu o Nordeste e parte da região Norte na madrugada de sexta-feira (26). É o quarto no segundo semestre deste ano. Em alguns estados a população ficou sem energia por até quatro horas.
Segundo o ONS, o apagão começou por volta de 00h15, horário de Brasília, e a energia começou a ser restabelecida aos poucos à 1h, mas houve estados onde o fornecimento só voltou ao normal três horas depois.
Dessa vez o Distrito Federal não sofreu com o apagão, mas já passou por três só esse mês. O Ministério de Minas e Energia fez uma reunião na quinta-feira (25) para tratar da situação do DF e a companhia energética vai ter que investir mais de R$ 800 milhões para reformular o sistema e tornar o fornecimento 100% seguro, o que só fica pronto em 2015.
Em Recife, faltou energia por quase quatro horas. A luz foi sendo restabelecida aos poucos na madrugada. Segundo a Chesf, a Companhia Elétrica do São Francisco, equipes trabalharam a madrugada inteira para repor o sistema, mas ninguém sabia dizer a causa do problema. A Celp, Companhia de Energética de Pernambuco, disse que 100% dos municípios foram afetados pela interrupção de energia. No aeroporto, não houve cancelamentos ou atrasos, pois foi operado o sistema de informação. O pior foi para dormir sem ar condicionado ou ventilador.
Na Bahia o apagão começou por volta de 23h20 da noite, 00h20 no horário de Brasília. A energia começou a voltar às 2h30 no horário local. Os 417 municípios do estado ficaram no escuro. E os transtornos continuam na manhã: algumas sinaleiras em avenidas movimentadas não estão funcionando. A Infraero informa que o aeroporto de Salvador funcionou normalmente com ajuda de geradores. Não houve problemas em hospitais também.
No Ceará, segundo a concessionária do estado, a falta de energia começou às 23h15, horário local. A energia só foi restabelecida totalmente às 3h50 da madrugada, depois de mais de quatro horas de sufoco. Todos os semáforos da cidade ficaram apagados e alguns continuam sem funcionar. O Corpo de Bombeiros também teve uma madrugada movimentada, com chamados para socorrer moradores de prédios residenciais que estavam presos em elevadores.
Segundo o Operador Nacional do Sistema, ainda não há uma nota oficial sobre o que causou de fato o apagão no país. O que eles confirmaram é que começou à 00h14, horário de Brasília, mas variou de acordo com a região. Já é o quarto apagão desde o mês de setembro.
G1.
0 comentários: